Levantamento feito apontou que 16 cidades do Tocantins passaram mais de 150 dias com calor extremo em 2024. Goiatins, na região norte do estado, registrou 185 dias com temperaturas elevadas e chegou a registrar máxima de 42 graus.
O estudo mostrou que as cidades do estado mais afetadas passaram entre 154 e 185 dias com temperaturas acima da média histórica. Entre as causas calor acima da média está o período de estiagem.
Em todo o Brasil, os estados mais afetados foram Pará, Ceará, Tocantins, Minas Gerais, Alagoas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Maranhão.
No ano passado, o país viveu a pior seca já registrada, que atingiu todo o território, mas foi mais grave no Norte, deixando rios secos e populações isoladas, sem acesso a serviços básicos.
Além disso, as queimadas deixaram o Tocantins em situação crítica. Entre os meses de janeiro até metade do mês de setembro foram registrados 13.448 focos de incêndio, segundo o levantamento do Boletim Climático divulgado pelo governo do estado.
Entre os municípios do Tocantins com a maior quantidade de dias com extremo de calor também estão Campos Lindos, Santa Fé do Araguaia, Muricilândia, Aragominas, Araguaína, Araguanã, Babaçulândia, Carmolândia, Piraquê, Wanderlândia, Nova Olinda, Palmeirante, Filadélfia, Xambioá e Barra do Ouro (veja no mapa abaixo a temperatura máxima de todos os municípios).
A análise foi feita pelo Centro Nacional de Monitoramento de Desastres (Cemaden) com dados de satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Entenda abaixo como isso foi feito: