Meio Ambiente Governo do Tocantins
Em Fortaleza, Governo do Tocantins apresenta potencial do estado em projetos de energia renovável
Estande tocantinense atrai interesse de investidores nos dois dias do Intersolar Summit Brasil Nordeste 2025
24/04/2025 14h29
Por: REDAÇÃO
Estande do Governo do Tocantins no Intersolar Summit Brasil Nordeste - Foto: Adenauer Cunha/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins participa nessa quarta, 23 e na quinta-feira, 24, do Intersolar Summit Brasil Nordeste 2025, evento que se consolida como o principal ponto de encontro para a inovação em energia solar na região. A participação do estado, que ocorre no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, integra a estratégia do Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços (Pics) para atrair novos investimentos.

No estande do Tocantins, a equipe da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics) recebe empresários e investidores, divulgando as políticas públicas de desenvolvimento econômico e o potencial do estado.

O diretor-geral de uma empresa hispano-brasileira de instalação de parques solares, Amador Malato, visitou o estande tocantinense e ressaltou o interesse de investir do no estado. "Estamos buscando parcerias para novos investimentos e o Tocantins pareceu promissor", enfatizou.

A superintendente de Desenvolvimento Econômico da Sics, Laudecy Coimbra, destacou a importância da participação do Tocantins no evento. "Participar do Intersolar Summit Brasil Nordeste demonstra o compromisso do Governo do Tocantins com o desenvolvimento do setor de energia solar e a abertura para receber novos negócios que impulsionem a economia do estado".

O diretor da AMG Energia Solar, Andreilson Bezerra, também demonstrou interesse no potencial do estado. "Recentemente, estivemos no Mato Grosso e no Pará; e na volta, cruzamos o Tocantins. Conhecemos algumas cidades interessantes e pretendemos voltar para prospectar possibilidades de investimento", afirmou.

Intersolar Summit

O Intersolar Summit Brasil Nordeste 2025 reúne especialistas e autoridades para discutir temas relevantes como geração distribuída e centralizada, armazenamento de energia, hidrogênio verde e créditos de carbono. O evento oferece um panorama do setor e debate desafios como o fluxo de energia reverso e o curtailment. Em 2024, o encontro atraiu um público expressivo, evidenciando a relevância da região Nordeste para o futuro da energia renovável no Brasil. Integrante de uma série global, o Summit promove conexões e o crescimento sustentável da indústria solar. A presença do Tocantins no evento busca consolidar o estado como um polo atrativo para investimentos no setor.

 

Superintendente da Sics, Laudecy Coimbra, apresenta as políticas públicas de desenvolvimento econômico do Governo do Tocantins - Adenauer Cunha/Governo do Tocantins
 
 

Edição: Thâmara Cruvinel

Revisão Textual: Marynne Juliate