Na manhã do último sábado, mais de 500 mulheres cooperadas participaram do 4º Workshop da Femicoop – Ela Coopera, um evento que reafirma o protagonismo feminino no cooperativismo e o compromisso do Sicoob Tocantins com a inclusão, o conhecimento e a valorização das mulheres.
A programação foi realizada estrategicamente no Dia Internacional do Cooperativismo, o que reforçou ainda mais a relevância do momento. A iniciativa trouxe palestras, debates e apresentações voltadas ao fortalecimento da atuação feminina dentro das cooperativas, tanto na base como nos espaços de liderança.
Durante o evento, o presidente do Sicoob Tocantins, Gilberto Moraes, destacou o papel essencial das mulheres no cooperativismo:
“A força feminina é a força que move o mundo — e no cooperativismo não é diferente. Já são mais de 20 anos trabalhando a inserção das mulheres, não só como cooperadas, mas como protagonistas, conselheiras, diretoras. Com esse workshop, empoderamos ainda mais por meio do conhecimento, da energia e da força coletiva. A cada ano fortalecemos o Sicoob Tocantins com a participação ativa das mulheres, tanto na gestão quanto no dia a dia da cooperativa.”
O presidente também ressaltou o crescimento do movimento feminino dentro do sistema, validado pela diretoria e pelo conselho da instituição, e como essa participação tem contribuído diretamente para o fortalecimento da marca:
“As mulheres têm aderido ao Sicoob Tocantins, utilizando produtos, serviços e benefícios. Neste ano, inovamos ao inserir ainda mais esses produtos e serviços na programação, mostrando que o cooperativismo também é negócio. Isso fortalece o Sicoob Tocantins como uma entidade promissora e que acredita nas mulheres.”
Presente no evento, Maria José Oliveira, superintendente do Sistema OCB/TO, emocionou-se ao relembrar a trajetória da participação feminina no cooperativismo tocantinense:
“Começamos em 2006, aqui em Paraíso, com o primeiro encontro de mulheres cooperativistas. Às vezes achamos que evoluímos pouco, mas ver esse auditório lotado de mulheres cooperadas, atuando, participando da Femicoop, ocupando conselhos... dá muito orgulho de ter acreditado nesse trabalho lá atrás. O Sicoob Tocantins tem sido modelo nesse aspecto.”
Maria José ainda reforçou o papel fundamental da governança no estímulo à inclusão:
“Quem decide sobre a inclusão de mulheres e jovens são as pessoas que estão no poder. Ainda bem que temos no Sicoob Tocantins uma diretoria e um conselho que têm esse cuidado e essa visão. Tenho certeza de que a cooperativa continuará sendo referência no Estado nesse trabalho com mulheres.”
O 4º Workshop da Femicoop mais uma vez cumpriu sua missão de inspirar, informar e fortalecer a presença feminina no cooperativismo tocantinense, mostrando que o futuro da cooperação é cada vez mais feminino e participativo.
Sicoob Tocantins, mais que uma escolha financeira, a cooperativa do Tocantins.