Economia Tocantins
Sicoob Tocantins participa de audiência com o governador Laurez para fortalecer o cooperativismo no Estado
O encontro teve como pauta principal o fortalecimento do cooperativismo no Estado, com foco especial no acesso a recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO) por meio das cooperativas de crédito. 
02/10/2025 15h56
Por: REDAÇÃO Fonte: Ascom
Foto: Divulgação

O Sistema OCB/TO, juntamente com representantes das cooperativas de crédito Sicoob Tocantins e Sicredi, participou, na última quarta-feira (1º/10), de uma audiência no Gabinete do governador em exercício do Tocantins, Laurez Moreira. O encontro teve como pauta principal o fortalecimento do cooperativismo no Estado, com foco especial no acesso a recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO) por meio das cooperativas de crédito. 

Durante a reunião, o governador Laurez destacou a importância do cooperativismo como modelo que contribui para o desenvolvimento econômico e social do Tocantins, valorizando o papel das cooperativas na democratização do crédito e no apoio ao setor produtivo. 

“O sistema cooperativista, para mim, é o melhor que existe. É um modelo que agrega valor: você gera escala quando compra, você gera escala quando vende. E o melhor de tudo é que cria uma estrutura para que possamos oferecer aos pequenos e médios produtores as mesmas condições de competitividade dos grandes. Sem dúvida, a melhor alternativa que temos é o sistema cooperativista”, afirmou o governador. 

O presidente do Sicoob Tocantins, Gilberto Moraes, ressaltou a relevância do diálogo com o Governo do Estado e da união de esforços para impulsionar o acesso aos recursos do FNO por meio das cooperativas. 

“A reunião com o governador foi muito importante porque vimos a vontade política dele em apoiar o sistema cooperativista, especialmente em relação à pauta que trouxemos sobre os recursos do FNO. Queremos potencializar esse recurso dentro das cooperativas de crédito, tanto no Sicoob quanto no Sicredi, para que o Estado possa se desenvolver. As cooperativas têm hoje uma capilaridade muito grande, estando presentes em 80% dos municípios tocantinenses. Temos condições de atender pequenos, médios e grandes produtores, democratizando esse recurso tão importante para o Tocantins, especialmente por ser um Estado voltado para o agronegócio”, destacou Gilberto Moraes. 

A audiência reforçou o compromisso das instituições cooperativistas com o desenvolvimento regional, fortalecendo parcerias para ampliar o acesso ao crédito, apoiar o agronegócio e impulsionar a economia local. 

 

Sicoob Tocantins, mais que uma escolha financeira, a cooperativa do Tocantins. 

Comunicação e Marketing do Sicoob Tocantins 
 (63) 99228-8724