A delegação de Gurupi que representa o município na 6ª Final Nacional da Superliga da Confederação Brasileira de Vôlei Adaptado (CBVA) da Melhor Idade saiu nesta terça-feira, 27, rumo ao município de Sorriso (MT), onde disputa a fase decisiva da competição nacional, que reúne atletas de diversos estados do país.
De acordo com o secretário municipal de Juventude e Esportes, Iron Júnior, a chegada da equipe está prevista para o fim da tarde desta quarta-feira, 28. “A delegação deve chegar por volta das 16 horas. Após a acomodação e o descanso, na quinta-feira, 29, irão participar da cerimônia oficial de abertura, que reunirá mais de 100 equipes, de oito estados. As competições começam na sexta-feira e seguem até o domingo”, explicou.
Acompanhando os atletas está a comissão técnica, formada pelos educadores físicos Léia Carneiro, Wilker Saraiva e Sandro Barros, além da presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa e secretária municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Gurupi, Talita Pereira de Souza Ferreira, que integra a delegação como apoio institucional.
A secretária Talita Ferreira ressaltou o significado da participação da delegação. “É um campeonato nacional e, para muitos deles, essa é a primeira experiência esportiva da vida. Começar uma atividade física após os 60 anos e chegar a uma final nacional é algo muito gratificante, tanto no aspecto pessoal quanto coletivo”, destacou.
O vice-prefeito de Gurupi, Adailton Fonseca, acompanhou a saída da delegação e reforçou o compromisso da gestão com o esporte e a inclusão. “Gurupi é uma cidade viva, que valoriza o esporte em todas as idades. Ver pessoas acima dos 60, 70 e até 80 anos representando o município em um campeonato nacional é emocionante. A gestão da prefeita Josi Nunes tem esse olhar sensível para a saúde, a inclusão e a qualidade de vida”, afirmou.
Atleta da equipe feminina, Tânia Mara Gomes Alves, de 69 anos, falou sobre a emoção de disputar a etapa nacional. “Minha expectativa é muito grande e cheia de gratidão. Mais do que competir, é uma oportunidade de aprender, vivenciar novas experiências e compartilhar momentos com mulheres de diferentes lugares do Brasil. Só estar aqui já é uma grande conquista”, afirmou.
Ela destacou ainda a importância do projeto em sua vida. “O esporte transformou minha saúde física e emocional, minha autoestima e minha disposição. Aprendi que nunca é tarde para começar algo novo e cuidar de si. Representar Gurupi e o Tocantins é uma grande responsabilidade, mas também uma alegria imensa”, completou a senhora Tânia.
Também estiveram presentes na concentração da equipe o vereador Jair do Povo e os secretários municipais Liliane Pagliarini, Davi Abrantes, Paulo Albuquerque e Luana Nunes, demonstrando apoio institucional à delegação.
6ª Final Nacional da Superliga da CBVA da Melhor Idade
A competição acontece entre os dias 28 de janeiro e 1º de fevereiro, com jogos realizados nas arenas Sorriso, Domingão e Flor do Cerrado. Mais de 1.600 atletas, de oito estados brasileiros, participam do evento. Gurupi está representada na categoria 58+, nas modalidades feminino (série bronze) e masculino (série prata).
O evento é promovido pela Confederação Brasileira de Vôlei Adaptado (CBVA) e conta com apoio integral da Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Juventude e Esportes.
O projeto
O Vovô Vôlei, também conhecido como Vovôlei, consolidou-se como um dos principais símbolos de inclusão social e promoção da qualidade de vida da pessoa idosa em Gurupi. Criado há dois anos, o projeto é uma iniciativa da Prefeitura de Gurupi, executada pela Secretaria Municipal de Juventude e Esportes, com apoio intersetorial, oferecendo atividades físicas adaptadas por meio do voleibol.
Atualmente, o projeto atende mais de 300 participantes ativos, nos naipes masculino e feminino, com acompanhamento multiprofissional das áreas de fisioterapia, enfermagem e educação física. Além dos resultados esportivos, os participantes relatam avanços significativos na saúde física, mental e no convívio social, reafirmando o Vovô Vôlei como uma política pública de cuidado, dignidade e valorização da pessoa idosa.