Projeto estadual amplia atendimentos no município, que já realizou mais de 860 castrações somente neste ano.
Josy Rodrigues Donato/Ascom Semus Gurupi
Fotos: Lino Vargas/Secom Semus Gurupi
Gurupi iniciou nesta sexta-feira, 26, mais uma ação voltada à saúde e ao bem-estar animal recebendo um reforço do projeto Tocantins Amigo do Pet. A iniciativa, realizada pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e do Instituto Pizada, oferecerá até o próximo dia 28, consultas veterinárias, testes rápidos para leishmaniose, castrações e cirurgias gratuitas de cães e gatos.
A expectativa é realizar cerca de 400 procedimentos cirúrgicos durante os três dias de atendimento, ampliando o acesso da população aos serviços veterinários e fortalecendo as ações de controle populacional de cães e gatos no município.
Ricardo ressaltou ainda que Gurupi ampliou a cobertura do encoleiramento canino para todo o município, fortalecendo a prevenção da leishmaniose visceral. “O CCZ desenvolve um trabalho permanente. Hoje Gurupi é referência nessa estratégia de prevenção porque conseguimos ampliar o encoleiramento para toda a cidade. É um trabalho coletivo que demonstra o compromisso da gestão com a saúde animal e, consequentemente, com a saúde da população.”
A prefeita Josi Nunes destacou que investir na causa animal também significa cuidar da saúde pública e da qualidade de vida das famílias. “Cuidar da saúde dos nossos animais também é cuidar da saúde das pessoas. Além de prevenir doenças, eles fazem parte das famílias e proporcionam companhia, afeto e qualidade de vida. Nosso CCZ realiza um trabalho permanente com castrações, vacinação, testes e ações educativas, e agora, com o Tocantins Amigo do Pet, conseguimos ampliar ainda mais esse atendimento para beneficiar um número maior de famílias”, afirmou.
Além da prefeita Josi Nunes, do secretário municipal de Saúde Ricardo Silva e do deputado estadual Eduardo Fortes, participaram da solenidade de abertura representantes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses de Gurupi, Adriano Ramalho, e os vereadores Walter Coelho, Matheus Monteiro, Célia Lima e Leda Perini.
Os atendimentos seguem até o dia 28, com consultas veterinárias, testes rápidos para leishmaniose, castrações e cirurgias gratuitas, conforme agendamento realizado pela equipe organizadora.