Com bom humor, um morador criticou a situação precária de um trecho da rodovia TO-201 que está repleto de buracos e oferece riscos aos motoristas e passageiros, no Bico do Papagaio. Um dos principais líderes políticos da região é o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Amélio Cayres (Republicanos).
Um vídeo que circula nas redes sociais tem chamado a atenção para a situação caótica do trecho que liga as cidades de Buriti do Tocantins a Esperantina, no extremo norte do estado. Nas imagens, um morador faz uma crítica satírica à situação da via, mostrando a buraqueira.
No vídeo, o reclamante, de forma bem-humorada, “agradece” ao governador Wanderlei Barbosa (Republicanos). “Valeu, Wanderlei, meu filho. Obrigado. Agora aqui só tem buraco. Começa lá no Buriti e termina na Esperantina [SIC]”, diz ele, em tom irônico.
O homem ainda dispara: “Aí é Wanderlei Barbosa. Aí trabalha. Ele disse que estrada nova não faz não, mas tampa o buraco da velha. Wanderlei, meu filho. Obrigado por ter tirado nós desse buraco, botado em um buraco único [SIC]”.
O reclamante ainda brinca com a dificuldade de evitar os buracos ao longo da rodovia. “Motorista, dá pra errar algum buraco aí?”, pergunta. E o condutor da van responde: “Dá não, aqui não erra nenhum”.
O homem ainda compara os buracos a “bacias de arraia”, referindo-se às crateras que se formam no leito dos rios durante a seca. “Aí, eu olho nesse buraco aqui, a gente pensa assim lá no rio, né? Que a gente vê aquelas bacias de arraia. Eita, as bacias de arraia”, diz ele, reforçando a crítica.
O trecho tem sido alvo de reclamações constantes por parte dos moradores da região, que enfrentam dificuldades diárias para trafegar pela estrada. Além dos transtornos causados pelos buracos, a má conservação da via aumenta o risco de acidentes e prejudica o transporte de mercadorias e o deslocamento de passageiros.
Procurado pela reportagem, o Governo do Estado ainda não se pronunciou sobre as críticas do passageiro.