Sexta, 09 de Maio de 2025 14:33
63992926956
Câmara dos Deputados Tocantins

Deputado é convidado a se retirar de Hospital Regional e denuncia caso na Assembleia: 'é crime'

O caso reacende o debate sobre os limites da fiscalização parlamentar.

13/03/2025 16h03
Por: REDAÇÃO Fonte: Ascom
Foto: Lukas Silva
Foto: Lukas Silva

Um episódio ocorrido no Hospital Regional de Paraíso do Tocantins (HRP) gerou repercussão na Assembleia Legislativa do Estado. O deputado estadual Dr. Danilo Alencar (PL-TO), médico e presidente da Comissão de Saúde, relatou em sessão plenária que foi impedido de permanecer no hospital pela direção da unidade. O parlamentar afirmou que estava no local para buscar uma pinça cirúrgica de sua propriedade, emprestada ao HRP para suprir uma necessidade emergencial.

Danilo Alencar classificou o ocorrido como "um absurdo" e afirmou que o impedimento “é um crime”. Ele destacou que, como parlamentar e médico, tem o dever de fiscalizar e melhorar a saúde pública no estado. “O povo me elegeu para isso, e não vou recuar diante da resistência de gestores”, declarou. O deputado também reforçou seu compromisso em combater possíveis irregularidades no setor, prometendo continuar com vistorias e inspeções em hospitais do Tocantins.

Até o momento, a Secretaria Estadual de Saúde e a direção do HRP não se pronunciaram oficialmente sobre o caso. Na Assembleia Legislativa, o pronunciamento do deputado foi acompanhado pelos colegas, mas não houve nenhuma medida formal por parte da Mesa Diretora ou da Comissão de Saúde em relação ao ocorrido.

Continua após a publicidade
Anúncio

O caso reacende o debate sobre os limites da fiscalização parlamentar em unidades de saúde. Embora deputados tenham o direito de fiscalizar hospitais públicos, especialmente diante de denúncias, é necessário que essas ações sigam trâmites institucionais para evitar interferências na rotina hospitalar e no sigilo dos pacientes. Agora, aguarda-se um posicionamento oficial do Governo do Estado ou uma ação coordenada da Comissão de Saúde para esclarecer o caso e evitar situações semelhantes no futuro.

Danilo Alencar assumiu recentemente uma cadeira na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) após o então deputado Fabion Gomes (PL) tomar posse no cargo de prefeito de Tocantinópolis.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.