ENTENDA
A iniciativa permite que os professores concursados atuem nos municípios de sua preferência, respeitando os critérios e as vagas ofertadas. Para a classificação dos candidatos, foram considerados critérios como maior tempo de serviço no cargo, idade e menor número de faltas injustificadas. O exercício nas novas unidades terá início no ano letivo de 2026.
EDITAL PARA REMANESCENTES DO CONCURSO DE 2023 VEM EM SEGUIDA
Após a conclusão do processo de remoção, será publicado o edital de redistribuição de vagas, destinado a preencher as vagas remanescentes do concurso da educação de 2023. A ação segue o protocolo de intenções, que estabelece princípios, diretrizes e prazos para a formalização de um acordo extrajudicial definitivo voltado à redistribuição de vagas do concurso, assinado em 12 de agosto pela Seduc, pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE/TO) e pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO).
OTIMIZAÇÃO
O secretário da Educação, Fábio Vaz, reforça que os processos de remoção interna e de redistribuição das vagas demonstram o compromisso do governo com a valorização dos servidores. “Essas oportunidades foram criadas para que os educadores possam escolher atuar nas localidades que atendam melhor às suas necessidades pessoais, aproximando-os de suas famílias, enquanto a rede otimiza a lotação dos professores, conforme a demanda das escolas e assim fortalecemos ainda mais a qualidade do ensino ofertado”, enfatiza.
CRONOGRAMA