
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/TO), participa da 97ª reunião ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp), realizada nesta quinta-feira, 23, em São Paulo. O encontro ocorre paralelamente à programação do Congresso de Operações Policiais (COP) Internacional, o maior evento da América Latina voltado à segurança pública e atividade policial.
Nesta edição, os secretários estaduais debatem propostas para integrar os bancos de dados das forças de segurança dos 26 estados e do Distrito Federal, permitindo que todas as instituições acessem boletins de ocorrência e bancos de imagens umas das outras. A medida, em fase avançada de implementação, visa reforçar o combate ao crime organizado e ampliar a troca de informações entre os órgãos de segurança.
Segundo o secretário de Estado da Segurança Pública, Bruno Sousa Azevedo, a integração facilitará a identificação de procurados por meio de reconhecimento facial ou consulta a documentos, mesmo quando os criminosos tentarem circular entre os estados. “Atualmente, as organizações criminosas têm atuação interestadual e, em alguns casos, até internacional. As instituições de segurança pública precisam agir de forma conjunta para combater o crime com eficiência. O cidadão só tem a ganhar com a implementação das medidas deliberadas neste encontro”, destacou o secretário.
Além dos debates sobre integração de dados, o Consesp discutiu propostas legislativas para aperfeiçoar o sistema de segurança pública nacional.
Durante o evento, o secretário Bruno Azevedo também visitou exposições da COP Internacional, que apresenta as mais recentes soluções tecnológicas voltadas à segurança pública. O evento segue até o próximo sábado, 25, na capital paulista.