
Na abertura do 10º Seminário Estadual de Apicultura e do 4º Seminário Estadual de Meliponicultura, realizada nessa quinta-feira, 23, em Palmas, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), destacou o potencial e os avanços da produção apícola no estado. O evento, que reuniu cerca de 200 participantes, segue nesta sexta-feira, 24, no auditório da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra).
“Este é um segmento que merece cada vez mais incentivos por parte do Estado. O agro e o meio ambiente devem caminhar juntos, é uma prática sustentável em que todos saem ganhando, tanto na produção de mel quanto no aumento da produtividade das lavouras. O Tocantins vem conquistando, a cada ano, mais espaço nesse setor”, afirmou o secretário da Seagro, César Halum, durante o evento.
O palestrante e pesquisador da Embrapa Soja – Paraná, Décio Luiz Gonzaga, especialista em polinização por abelhas, apresentou as vantagens do produtor adotar a prática da polinização nas lavouras. “Essa é uma prática sustentável e lucrativa, especialmente no cultivo da soja, beneficiando tanto o apicultor quanto o produtor. O uso integrado proporciona mais alimento para as abelhas, com néctar e pólen durante a florada, e pode aumentar a produtividade entre 10% e 23%”, explicou o pesquisador.
O presidente da Federação dos Apicultores do Tocantins (Fetoap), Charles Dias, ressaltou que os seminários fortalecem ainda mais a cadeia produtiva do mel no estado. “Esses encontros são oportunidades valiosas para aprimorar conhecimentos, conhecer novas tecnologias e buscar meios de ampliar a produção e a comercialização apícola no Tocantins”, destacou.
O produtor Edilson Gonçalves de Andrade, do Projeto de Assentamento Entre Rios, em Palmas, contou que está iniciando a criação de abelhas em sua propriedade. “Comecei com duas caixas de abelhas, mas pretendo chegar a 30. É uma atividade lucrativa e que ainda contribui para a polinização das culturas; cultivo melancia e várias hortaliças, então sei que vai melhorar minha produção”, relatou.
Produção
Atualmente, o Tocantins conta com cerca de 30 associações de produtores de mel cadastradas na Fetoap, somando mais de mil apicultores em todo o estado e uma produção anual estimada em 250 toneladas de mel.