
A Prefeitura de Palmas consolidou, em 2025, a Escola de Saúde Pública de Palmas (ESPP) como instrumento estratégico de formação e qualificação do Sistema Único de Saúde (SUS) no município. Após a reforma administrativa, a antiga Fundação Escola de Saúde Pública (Fesp) foi incorporada à estrutura da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), passando a funcionar física e administrativamente na sede da pasta, o que ampliou a integração entre gestão, ensino e serviço.
Um dos principais marcos do ano foi a participação inédita de Palmas no Exame Nacional de Residência (Enare) e a participação no Encontro Nacional das Escolas de Saúde Pública em Salvador (BA). Por meio da atuação da ESPP, a Semus viabilizou a atração de 174 profissionais em seis programas de Residência, fortalecendo a formação em serviço e o intercâmbio técnico no município.
A secretária municipal da Saúde, Dhieine Caminski, destacou que a incorporação da ESPP à estrutura da pasta qualificou a política de formação. “Ao integrar a Escola à Semus, aproximamos a formação da realidade dos serviços e fortalecemos o planejamento da rede. Investir na qualificação dos profissionais é essencial para garantir uma assistência mais resolutiva, humana e alinhada às necessidades da população”, afirmou.
Fortalecimento da Rede Pública de Saúde
Em 2025, a ESPP, vinculada à Semus, formou 93 novos especialistas nas áreas de saúde mental, saúde da família e comunidade, saúde coletiva, enfermagem obstétrica, medicina de família e comunidade, oftalmologia, clínica integrada de adultos e medicina veterinária. A previsão para 2026 é ampliar o número de residentes vinculados à rede chegando a 280 profissionais.
A política de educação permanente também avançou com a ampliação das capacitações ofertadas. Entre os cursos realizados estiveram formações introdutórias na Atenção Primária, transtornos do neurodesenvolvimento, comunicação não violenta e práticas corporais chinesas, como o Lian Gong em 18 terapias, entre outros. De janeiro a outubro, foram emitidos 613 certificados de qualificação profissional.
O secretário-executivo da ESPP, André Cavalari, ressaltou que os avanços refletem o compromisso da Semus com a valorização dos trabalhadores da saúde. “Estamos comprometidos em assegurar que Palmas continue progredindo para uma saúde mais preparada, humana e eficiente. Investir em qualificação é a garantia da na transversalidade dos serviços e em uma assistência continuada”, concluiu.
Texto: Gabriela Letrari e Jesuino Santana Jr.
Edição: Denis Rocha

