
O Governo do Tocantins iniciou o processo de padronização e integração da numeração de processos administrativos e contratos do Poder Executivo Estadual. A implementação começou com treinamento conduzido pela Secretaria de Estado da Administração (Secad), realizado nesta terça-feira, 20, no Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Tocantins (Igeprev), com programação até a quarta-feira, 21, reunindo servidores e gestores que atuam diretamente com contratos, contabilidade e execução orçamentária e financeira dos órgãos do Estado.
A abertura do treinamento foi conduzida pelo secretário de Estado da Administração, Paulo César Benfica Filho, que destacou a importância da iniciativa como um passo concreto na organização dos fluxos internos e na modernização da gestão pública. A ação marca o início da fase prática de implementação da Instrução Normativa Conjunta nº 3/2026, publicada no Diário Oficial do Estado em 6 de janeiro e elaborada pela Secretaria de Estado da Administração (Secad), pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e pela Controladoria-Geral do Estado (CGE), em atendimento a uma recomendação do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO).
Durante a abertura, o secretário explicou que a mudança traz mais clareza e segurança para quem atua na ponta dos processos. “A partir de agora, todo contrato de fornecedor passa a ter uma identidade nos sistemas do Estado. É um número único, que acompanha o contrato do começo ao fim. Isso reduz falhas, evita confusão e permite que o gestor enxergue o processo inteiro, de ponta a ponta”, afirmou.
Padronização
Com a padronização, os contratos passam a seguir um fluxo único e obrigatório, com proeminente integração entre o Sistema Integrado de Gestão Administrativa (Siga), o Sistema Integrado de Administração Financeira do Estado do Tocantins (Siafe-TO) e o Sistema de Gestão Documental (SGD). A integração garantirá o alinhamento das informações desde a formalização do contrato até a execução orçamentária e financeira; reduzirá divergências de dados; evitará retrabalho; e fortalecerá a rastreabilidade dos processos administrativos e financeiros.
O treinamento tem como foco orientar e apoiar os servidores responsáveis pela condução e registro dos processos contratuais, reforçando a importância do cumprimento do fluxo definido e da correta alimentação dos sistemas. A iniciativa integra a agenda de modernização da gestão pública e evidencia o papel da Secad na coordenação, na organização e na padronização dos processos administrativos do Estado, contribuindo para o fortalecimento da governança e da eficiência da administração pública.
Participaram da abertura, representando a CGE, o superintendente de Gestão e de Ações de Controle Interno, Benedito Martiniano; e a Sefaz, a superintendente de Contabilidade Geral, Maria Helany da Silva. Também contribuíram para a realização da qualificação os superintendentes da Secretaria de Estado da Administração (Secad), Cleomar Arruda Silva, da Superintendência de Administração e Finanças; e Thomas Thiago Calil, da Superintendência de Transformação Digital e Sistemas da Administração.
