
A rede estadual de Educação do Tocantins figura entre os estados com os melhores índices de conectividade nas escolas públicas, segundo dados atualizados pela Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec) neste mês de janeiro. Com investimentos do Governo do Tocantins em tecnologia, o índice de conectividade das escolas estaduais é de 89,1%, percentual superior à média da Região Norte (60,5%) e também acima da média nacional (69,7%).
De acordo com a metodologia da Enec, o índice geral de conectividade é calculado a partir da mediana de três critérios: energia elétrica adequada para a rede de internet, velocidade de internet compatível com as demandas pedagógicas e disponibilidade de Wi-Fi em condições satisfatórias para o uso educacional. Na rede estadual do Tocantins, 100% das escolas possuem energia adequada, 84,8% contam com velocidade de internet adequada e 82,5% dispõem de Wi-Fi compatível, compondo o indicador de 89,1% de conectividade. Atualmente, a rede estadual conta com 463 escolas, das quais 432 já possuem acesso à internet.
A Enec é uma iniciativa do Governo Federal que articula ações entre a União, estados e municípios para universalizar o acesso à internet de qualidade nas unidades de ensino. Os resultados refletem a adesão do Governo do Tocantins à estratégia nacional e os investimentos próprios realizados na área por meio do Profe Digital, iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) que visa ampliar o acesso às tecnologias e elevar a qualidade do ensino ofertado.
A evolução dos indicadores é resultado de um processo de reestruturação da infraestrutura tecnológica iniciado a partir de 2022, quando foi identificado um cenário crítico nas unidades escolares da rede estadual. Naquele período, apenas uma parcela reduzida das escolas dispunha de conectividade adequada, e os equipamentos existentes eram, em sua maioria,modemsde uso residencial, com capacidade limitada a cerca de 20 conexões simultâneas, insuficientes para atender às demandas pedagógicas e administrativas das escolas.
A partir desse diagnóstico, a Seduc deu início a um amplo processo de modernização da infraestrutura de rede, com investimento de R$ 12.783.127,29 na aquisição de equipamentos de alta tecnologia e última geração, capazes de suportar até 1.024 conexões simultâneas.
Para o secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, os indicadores refletem uma estratégia consistente de fortalecimento da educação digital na rede estadual, com ações articuladas entre conectividade, infraestrutura e uso pedagógico das tecnologias.
“Os avanços na conectividade das escolas tocantinenses são resultado de uma política planejada e integrada, que une a adesão à Estratégia Nacional de Escolas Conectadas aos investimentos próprios do Estado por meio do Profe Digital. Estamos estruturando uma educação cada vez mais digital, com tecnologia a serviço da aprendizagem, da inovação pedagógica e da equidade”, afirmou Fábio Vaz.
Profe Digital
Além da participação na Enec, o Governo do Tocantins tem impulsionado a transformação digital da educação por meio do Profe Digital. A iniciativa tem a meta de universalizar o acesso às ferramentas digitais na rede estadual até 2027, ultrapassando 50 mil equipamentos entregues a estudantes, professores e escolas, além da implantação de laboratórios de ciências e EspaçosMakers.
Entre as principais ações do Profe Digital está a entrega de 14 milnotebooksa profissionais da educação, com investimento de R$ 49 milhões, que beneficiou professores, coordenadores pedagógicos, orientadores educacionais e gestores escolares. Também foram distribuídos 15 milChromebooksa estudantes do ensino médio integral em 2023. A Seduc adquiriu ainda 97 mil licenças doGoogle for Education, ampliando o acesso a recursos educacionais digitais de alcance global.
