
O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec), fortalece a destinação ambientalmente adequada de embalagens vazias de agrotóxicos com a realização do projeto Recebimento Itinerante de Embalagens Vazias de Agrotóxicos (RI). Nas quatro edições promovidas entre os dias 21 e 26 deste mês, nos municípios de Arapoema, Sítio Novo, São Miguel e Aguiarnópolis, foram recolhidas 17.413 embalagens, beneficiando diretamente 370 pequenos e médios produtores rurais. A iniciativa é realizada em parceria com as centrais de recebimento, prefeituras e sindicatos rurais.
O presidente da Adapec, Lenito Abreu, destacou que o crescimento na devolução das embalagens reflete o trabalho permanente de orientação desenvolvido pela Agência com os produtores rurais. "O aumento no número de embalagens devolvidas é resultado das ações contínuas de conscientização realizadas pela Adapec em todo o estado e do compromisso dos produtores, que compreendem a importância de dar a destinação ambientalmente correta a esses materiais", ressaltou.
Crescimento em Arapoema
Um dos destaques desta etapa foi o município de Arapoema, onde o número de embalagens devolvidas cresceu 81% em comparação com 2024. Também houve aumento de 78,8% no número de produtores participantes.
Nesta edição, 177 produtores devolveram 11.722 embalagens vazias de agrotóxicos. Em 2024, participaram 99 produtores, que entregaram 6.477 embalagens.
Produtores aprovam a iniciativa
Pequenos produtores rurais de Aguiarnópolis participaram do recebimento itinerante realizado nesta sexta-feira, 26, e destacaram a importância da ação.
O produtor Evaldo Barbosa da Silva ressaltou que o projeto contribui para retirar as embalagens das propriedades, reduzindo riscos de contaminação e preservando o meio ambiente. "Isso é um ganho para o meio ambiente e para a saúde do trabalhador", afirmou.
Já o produtor Adão Pereira da Silva destacou que a iniciativa facilita o cumprimento das obrigações ambientais pelos agricultores. "Aqui já sabemos que, anualmente, temos que fazer a entrega das embalagens conforme as orientações, para manter o campo limpo e garantir nossa segurança", afirmou.
A inspetora de defesa agropecuária da Adapec, Jisele do Socorro de Amorim Brito, explicou que o projeto aproxima o serviço dos produtores e facilita o cumprimento da legislação. "De acordo com a legislação federal, todo produtor que adquire agrotóxicos deve devolver as embalagens no local indicado na nota fiscal. O Recebimento Itinerante leva essa estrutura até os municípios, facilitando a devolução correta e dentro das normas ambientais", destacou.
Próximas edições
O cronograma do Recebimento Itinerante terá continuidade na próxima semana.
Em Riachinho, a ação será realizada no dia 30 de junho, na antiga rodoviária, das 8 às 14 horas.
Já em Palmeiras do Tocantins, o recebimento ocorrerá no dia 3 de julho, na praça em frente à Prefeitura, também das 8 às 14 horas.
