As ações do Governo do Tocantins, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO) e da Polícia Militar do Tocantins (PMTO), executadas durante aOperação Lei Seca,posicionaram o estado em 3º lugar no número de testes do bafômetro realizados entre as unidades federativas, de acordo com o Fórum Operações Lei Seca do Brasil, uma iniciativa composta por representantes dos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) de todo o país.
Durante a operação, que ocorreu no feriado deCorpus Christi,foram feitos 843 testes do bafômetro com objetivo de coibir infrações e crimes de trânsito relacionados ao uso da direção veicular sob a influência de bebida alcoólica. O Tocantins ficou atrás somente dos estados de Mato Grosso (1.146) e de Rondônia (1.980).
O presidente do Detran/TO, Willian Gonzaga, destaca que este resultado reforça a atuação do órgão no combate às infrações e aos crimes de trânsito. “Temos trabalhado para reduzir os índices de sinistros, mortes e lesões no trânsito ocasionados pela ingestão de bebida alcoólica no estado. Nossa atuação está alinhada com a política nacional da Lei Seca, cuja tolerância para condutores flagrados dirigindo sob a influência de álcool é zero”, enfatiza o presidente.
O gerente de Fiscalização e Segurança do Detran/TO, Enildo Leite, ressalta que esses números só foram possíveis graças a atuação estratégica dos agentes de trânsito e a integração das demais forças do estado. “Para coibir as infrações e os crimes de trânsito, principalmente envolvendo a direção veicular e o uso de álcool, nossos agentes foram distribuídos em locais com maior fluxo de veículos, permitindo mais abordagens. Eles estiveram em atuação, com outras forças de segurança que, cada uma dentro da sua atribuição institucional, fortaleceram as ações de fiscalização”, pontua o gerente.
Operação lei seca
Dos testes realizados durante a operação, houve 18 autuações por dirigir sob a influência de álcool e 46 condutores presos por crime de embriaguez ao volante por concentração de álcool no organismo igual ou superior a 0,34mg/L, conforme artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
As equipes de fiscalização registraram 48 recusas ao teste e identificaram 10 condutores que estavam visivelmente embriagados, a partir da constatação de sinais de alteração da capacidade psicomotora.
Trabalho das equipes
Ao todo, o Detran/TO e a PMTO abordaram 3.157 veículos, dos quais 1.946 foram nos municípios onde os agentes de trânsito do órgão estiveram presentes, que são Palmas, Pugmil, Monte Santo, Barrolândia, Monte do Carmo, Porto Nacional, Paraiso do Tocantins, Gurupi, Formoso do Araguaia, Babaçulândia e Araguaína.
Em Araguaína e Porto Nacional, o Detran/TO contou ainda com o apoio das Guardas Municipais; em Palmas, além da Guarda Metropolitana (GMP), estiveram presentes nas operações as equipes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e da Defesa Civil da capital.
Foram 34 agentes do Detran/TO em nove viaturas e mais 74 autoridades de trânsito (PM, Guardas Municipais e Guarda Metropolitana), totalizando um efetivo de 108 membros da fiscalização em atuação para garantir a segurança da população e dos condutores durante as festividades do feriado.
Operação verão seguro
A atuação do Detran/TO no combate à alcoolemia e à embriaguez segue neste mês de julho, com aOperação Verão Seguro, que inicia nesta sexta-feira, 4, e segue até o dia 4 de agosto.
A iniciativa vai intensificar as ações operacionais preventivas e repressivas entre as forças de segurança em todo o estado, com foco principal na Lei Seca, a fim de reduzir os índices de sinistros, mortes e lesões no trânsito por dirigir sob a influência de álcool.
AOperação Verão Seguroocorre simultaneamente com aOperação Álcool Zero e a Operação Temporada de Férias 2025, durante o mês de julho, época marcada pela temporada de praia e férias escolares e, consequentemente, o aumento no fluxo de veículos nas vias.