
Por Secom Gurupi
A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, registrou novos casos de maus-tratos a animais nesta segunda-feira, 12, e ao longo do último final de semana. As ocorrências mobilizaram equipes de fiscalização ambiental, médicos-veterinários do município e contaram com o apoio da Polícia Militar, resultando em resgates, autuações e encaminhamentos às autoridades competentes.
O caso mais recente foi registrado por volta do meio dia desta segunda-feira, 12, após denúncia de maus-tratos envolvendo um cachorro. Segundo o secretário executivo da pasta, Diego Rocha, assim que a denúncia foi recebida, a Secretaria organizou uma operação imediata, mobilizando a veterinária do município e a fiscalização ambiental. A ação contou ainda com o apoio da vereadora Diane da Vitória dos Bichos e da Polícia Militar.

Ao chegar ao local, a equipe constatou que o animal permanecia dentro de uma residência trancada, em situação de maus-tratos. Durante a abordagem, o proprietário do imóvel tentou entrar pelos fundos da casa para retirar o cachorro e fugir do flagrante, mas foi contido pela Polícia Militar. O caso foi encaminhado à Delegacia da Polícia Civil para os procedimentos legais, e o responsável também será autuado pela fiscalização ambiental do município. O cachorro foi resgatado e levado para receber atendimento veterinário emergencial.
Ocorrências do final de semana
No sábado, 10, a Secretaria de Meio Ambiente recebeu uma denúncia sobre dois animais em situação de abandono. Com fotos e uma localização aproximada, a equipe iniciou buscas ainda no início da tarde, percorrendo diversos bairros, como Vila Nova, Setor Aeroporto, Boulevard, Canaã II, Vale do Sol, Jardim Tocantins e Setor Cajueiro, utilizando carretinha adaptada para o transporte de equinos.
Após intensas diligências, um cavalo foi localizado e resgatado, porém não correspondia exatamente aos dois animais citados na denúncia inicial. O animal encontrado apresentava condições críticas de saúde e recebeu os cuidados necessários. Durante as buscas, a equipe ouviu relatos de moradores que afirmaram ter visto os animais dias antes, mas que não formalizaram denúncia, o que dificultou a localização em tempo hábil.

No domingo, 11, uma nova denúncia foi recebida, relatando outro caso envolvendo um cavalo. A Secretaria buscou informações para tentar o resgate. No entanto, após dificuldades para obtenção do endereço correto, a equipe foi informada de que o animal havia morrido. A Secretaria de Infraestrutura realizou, ainda no domingo à noite, a retirada do animal morto, garantindo também a segurança da via pública.
Além desses casos, outros dois animais citados em denúncias não puderam ser localizados pela fiscalização, justamente pela falta de informações completas ou pela ausência de comunicação formal no momento em que os maus-tratos estavam ocorrendo.
Importância da denúncia
O secretário executivo Diego Rocha reforça que a participação da população é fundamental no combate aos maus-tratos a animais. “É essencial que as denúncias sejam feitas de forma imediata e com o máximo de informações possíveis, como localização correta e características do animal. Muitas vezes, quando a denúncia não é completa ou não é feita no momento certo, perdemos a chance de salvar a vida do animal”, destacou.
Rocha reforçou ainda que maus-tratos a animais é crime e que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente segue atuando com rigor na fiscalização, resgate e responsabilização dos infratores. “A população pode e deve denunciar qualquer situação suspeita, contribuindo para a proteção e o bem-estar animal no município”, concluiu.
A comunidade pode contribuir com o trabalho de fiscalização do Município acionando as equipes pelo telefone:(63) 3301-4336.
